Revisão para viagem

Revisão para viagem

 As viagens realizadas com motos estão entre as mais prazerosas. Além de aproveitar de maneira ímpar todo o visual que a estrada oferece, a moto é capaz de chegar a lugares que carros muitas vezes não chegariam. No entanto, é necessário realizar a revisão de alguns itens básicos da moto antes da realização de qualquer viagem. Assim, você garante a sua segurança, de seu passageiro (caso haja) e de todos os companheiros de estrada. Na sequência, vamos conhecer alguns destes itens básicos.


Kit de relação
Coroa, corrente e peão formam o kit de relação, e por esta breve descrição já é possível fazer ideia de sua importância, já que qualquer falha, por menor que seja, é capaz de comprometer o correto funcionamento da moto. Em caso de kits novos, é necessário verificar se há alguma folga. Já em kits antigos ou em caso de viagens muito longas, a substituição completa do kit pode ser necessária.

Filtro de óleo e refrigeração
Em motos arrefecidas à água, é extremamente importante que o reservatório esteja abastecido sempre com o nível indicado pelo fabricante. Neste caso, é possível ou fazer a troca completa ou apenas completar o que falta, decisão que deve ser tomada por um profissional.

Além disso, os fluidos do motor e do filtro também devem ser trocados. Em casos de viagens mais extensas, é bem provável que estes fluídos tenham que ser trocados no percurso. Por isso esteja sempre preparado.

Sistema elétrico
Farol, lanterna e painel são elementos fundamentais de segurança. Têm impacto direto na segurança do motorista e dos demais viajantes na estrada. Sem contar que falhas em alguns destes itens pode acarretar em infrações médias, com multa e perda de pontos na carteira.

Pneus
O alinhamento e balanceamento das rodas são fundamentais para um a direção mais ajustada e confortável. Além disso, os pneus são itens de segurança básico, já que interferem diretamente na estabilidade e capacidade de aderência da moto. Por isso revisa-los é fundamental para garantir uma viagem sem surpresas e com menor probabilidade de acidentes.

Freios, bateria, injeção, suspensão e demais itens também são importantes de serem revisados, e justamente por isso é fundamental que esta revisão seja feita por um especialista. Além disso, é necessário que o condutor tome algumas medidas de precaução, como conhecer os postos de parada e as condições das estradas de seu percurso. Somente dessa maneira é possível ter uma viagem tranquila, agradável e sem surpresas ou imprevistos.

Whatsapp