Direção defensiva
Apesar de o senso comum acreditar que direção defensiva é um conjunto de técnicas para fugir de situações de perigo, como assaltos, o conceito é muito mais amplo que isso. Segundo o Detran, a direção defensiva consiste em conduzir o veículo de maneira que acidentes sejam evitados, apesar as condições adversar que encontramos nas ruas, ou das ações erradas que outros condutores possam efetuar.
Dito de outra maneira, a direção defensiva pode ser considerada como um conjunto de técnicas que visa preservar a segurança do condutor e de terceiros. E é de especial importância para os condutores de motos, que estão mais propensos a acidentes.
Mas quais são essas técnicas de direção defensiva? É isso que iremos descobrir abaixo.
Atenção aos pontos cegos
Como qualquer veículo automotor e por condições inerentes ao design, as motos também possuem pontos cegos. Por isso é sempre necessário estar atento a tudo o que acontece ao redor enquanto se está dirigindo, especialmente em situações de mudança de faixa, como ultrapassagens e entradas. Lembre-se que os carros possuem ponto cego.
Faróis sempre acessos
Apesar de esta já ser uma obrigação de todos os motoqueiros, muitos ainda ignoram a importância que o farol tem, especialmente durante o dia. Manter o farol sempre acesso facilita a visualização da moto por terceiros, reduzindo drasticamente a possibilidade de algum acidente ocorrer.
Uso simultâneo dos freios
Por costume, muitos motociclistas usam somente o freio frontal na maioria do tempo, e isto é um erro. Além de diminuir a vida útil do freio, acarretando em prejuízos, em situações nas quais frenagens bruscas são necessárias, o uso dos dois freios gradativamente é muito mais eficaz para diminuir a velocidade da moto. Além disso, quando somente o freio frontal é utilizado, a moto corre o risco de tombar e o piloto ser arremessado para longe.
Deslocamento de ar
Em autoestradas e mesmo em vias urbanas, a ultrapassagem feita por caminhões e ônibus é bastante comum. Ao aumentar a velocidade, esses veículos grandes provocam o deslocamento de ar, que podem prejudicar o equilíbrio da moto. Por isso é necessário estar sempre atento.
Outras precauções incluem não dividir faixas, estar sempre ereto e com ombros e braços relaxados, evitar os famosos corredores e, claro, sempre usar capacete. Muito mais que precaução, estas medidas simples podem salvar a sua vida e a vida de terceiros.