Transmissão de motos
A moto, assim como qualquer outro veículo, exige reparos constantes. Por isso é importante sempre estar atento aos mais variados detalhes para assim garantir a durabilidade da moto e também a segurança do motociclista.
Um desses detalhes que devem ser levados em conta para o funcionamento adequado de uma moto é a sua transmissão.
A transmissão é importante, pois confere mais potência para a moto, transmitindo a força gerada pelo propulsor para a roda traseira, colocando assim a moto em movimento de maneira adequada.
Hoje em dia é possível contar com três tipos de transmissão final na estrutura das motos. A ligação entre o motor e a roda traseira pode ser efetuada por meio de corrente, de correia ou também por eixo cardã. Cada um desses tipos de transmissão possui algumas vantagens e particularidades, bem como métodos distintos para a sua correta avaliação.
Sistemas de transmissão
A transmissão feita por corrente, por exemplo, é o mais comum. Ela é composta por duas engrenagens dentadas de metal e de uma corrente, que efetua o processo de ligação entre elas. Essas engrenagens são de metal, geralmente são de aço e alumínio, e se diferenciam na quantidade de dentes que constituem o seu diâmetro. Na região frontal, localizado mais próximo ao pedal de câmbio, está localizado o menor deles, que recebe o nome de pinhão. A função do pinhão é transmitir a rotação do motor para a corrente. A corrente, por sua vez, tem por intuito girar e mover a engrenagem maior, que está localizada na parte traseira, cuja força possibilita que a roda traseira tracione.
A transmissão por corrente deve ser avaliada constantemente. Caso ele esteja efetuando muitos ruídos, o ideal é efetuar uma lubrificação ou, dependendo da gravidade, trocar.
O sistema de transmissão por correia é semelhante ao feito por correia, mas possui maior longevidade, visto que as correias geralmente são constituídas por borracha, ou kevlar, ou fibra de carbono.
Para avaliar esse sistema de transmissão, é possível ver pela maneira como ele se torna aquecido após o superaquecimento por muito tempo de uso.
Já a transmissão feita por eixo-cardã é a mais complexa e geralmente é utilizado em motos projetadas para longos percursos.
A avaliação dele é efetuada diante uma ampla análise do seu funcionamento, tais como a verificação dos seus eixos de sustentação. Além disso, quando ele apresenta problemas, o motor da moto perde potência.