Injeção eletrônica
Pode! A injeção foi criada para controlar a quantidade de gases tóxicos emitidos durante a queima do combustível. A ideia inicial era tornar o motor mais potente sem prejudicar tanto o meio ambiente e a saúde humana. Por meio de sensores espalhados dentro do tanque de combustível, a injeção eletrônica - como o nome diz funciona por meio de sistema computadorizado - controla a quantidade da mistura máxima de gases comportada pelo motor. Assim o processo de combustão (ar + combustível) é melhor aproveitando, gerando mais energia. Essa leitura ocorre várias vezes durante o funcionamento do veículo.
São quinze sensores espalhados no motor e que formam a injeção eletrônica. Toda informação adquirida por eles é passada para a central, que gerencia a alimentação e ignição do motor. É ela que também armazena as informações de fabricação da moto. Para quem possui este tipo de motor o ideal é que ocorra a manutenção preventiva de acordo com o uso do veículo, porque a manutenção corretiva é muito mais cara. O ideal é sempre ler o manual do fabricante para saber as exigências básicas que o modelo da moto necessita.
Tanque na Reserva - Para quem trabalha fazendo entregas, essa situação é bastante comum! Não é um crime rodar pela cidade com o tanque na reserva, porém sabemos que a bomba de combustível - assim como uma bomba de caixa d´água - precisa do líquido para funcionar bem. Se utilizada corretamente, a bomba pode durar até 10.000 km. Porém, quando o piloto torna isso um hábito a durabilidade pode chegar à apenas 5 km. Qual o problema nisso? Ah, o preço da manutenção!
O hábito de andar com o tanque na reserva contribui para o aquecimento desta bomba, que tem uma temperatura ideal de refrigeração. Ela muito quente começa a passar dados imprecisos ao condutor e até a parar de funcionar no caminho. Imagina, justo na época em que você está sem dinheiro e no meio de um congestionamento ela trava? Terrível.
O recomendado é que você circule com pelo menos 5 litros de combustível no tanque, ou pelo menos 1/4 do espaço disponível.