publicado em 12/04/2017
Dicas de comportamento do carona
Quando estamos na garupa de alguém, toda a ajuda é fundamental para evitarmos acidentes desnecessários. É importante que a carona saiba o seu papel e quais são os passos para garantir um passeio saudável, veja!
Dicas para andar da garupa com segurança
01- Nunca suba e nem desça da moto sem que você avise o condutor. Você poderá desequilibrar a moto, causando uma queda de ambos, podendo se machucar.
02- Ajude nas manobras que forem para entrar e para sair de estacionamentos.
03- Quando estiverem se locomovendo, evite fazer movimentos bruscos, como olhar para trás.
04- Quando o assunto for pedágios, o garupa é o verdadeiro tesoureiro. Esteja com os valores em mãos para facilitar a viagem.
05- Também servirá como GPS, guiando o condutor por qual caminho ele deverá seguir.
06- Ajude nas curvas: espreite-se sempre para o lado interno da moto, apoiando de forma firme e forte nas pedaleiras. Quando se faz pressão nas pedaleiras, a moto torna-se muito mais fácil de manobrar.
07- Quando ela estiver circulando entre o trânsito, apoie nas pedaleiras também para mantê-la estável.
08- Nunca adormeça.
09- Nas freadas bruscas, bem como nos arranques, não se apoie no condutor: use as alças como opção segura.
10- Quando a moto parar para estacionar, não coloque os pés no chão. Espere que o condutor solicite isso.
11- Está proibido brigar ou reprovar o condutor, com chutes, apertões, murros nas costas... Se for para questionar sobre a velocidade que estão, faça isso quando pararem em algum posto.
12- Para acabar com a oscilação em locais que estão com muito vento, aproxime-se o máximo possível do corpo do condutor.
13- Quando se está de garupa, não dê tchau ou acene para outros motociclistas que encontrarem para não correr o risco de desestabilizar a moto ou deslocar o seu braço.
14- Lembre-se: após atingir os 70/80 km por hora, acabou-se a conversa. Procure não tirar a concentração do condutor em hipótese alguma, fazendo com que ele vire a cabeça para ouvi-lo.
Lembre-se que você faz parte da moto e qualquer movimentação sem o consentimento do condutor pode prejudicar a desempenho da moto, causando desestabilidade e podendo até causar acidentes graves.