Segurança: veja os equipamentos indispensáveis para motociclistas
Pilotar sobre duas rodas traz uma sensação de liberdade como poucas outras experiências da vida. Seja percorrendo o perímetro urbano ou em uma viagem pelas estradas, todo motociclista deve se atentar aos equipamentos de segurança necessários para evitar lesões e danos.
O corpo dos motociclistas está sempre exposto a uma eventual queda ou mesmo a incidentes leves que podem resultar em ferimentos nos membros superiores e inferiores. Além disso, as próprias variações climáticas, as quais o motociclista está sujeito podem causar desconfortos e até alguns males a sua saúde.
Conheça os equipamentos de segurança ideais para o dia a dia dos motociclistas e lembre-se que nenhum investimento em proteção é perda de tempo ou dinheiro.
Capacete
Todo motoqueiro sabe que não pode rodar em nenhuma via, seja urbana, rural ou rodovia, sem o uso obrigatório do capacete, exigido pelas leis de trânsito vigentes em todo o Brasil. Para que sua proteção (fundamental para resguardar a região craniana e face) seja eficiente, procure sempre contar com um equipamento de numeração e ajuste correto à cabeça, que esteja dentro do prazo de validade e em bom estado. No momento da compra, verifique se o capacete conta com certificações de qualidade nacionais e internacionais.
Luvas para moto
Ao contrário do que se imagina, as luvas para moto devem ser utilizadas diariamente, e não apenas em viagens ou nas estações mais frias do ano. Além de exercer a proteção térmica necessária para manter a sensibilidade dos músculos dos dedos e da palma da mão, as luvas também melhoram a aderência às manoplas e protegem a pele e as articulações em caso de acidentes. Veja os principais modelos aqui.
Botas para motociclistas
Esses calçados específicos para a pilotagem geralmente são elaborados com materiais resistentes e anatomicamente reforçados para proteger os pés e tornozelos. Além disso, elas também garantem um melhor encaixe nos pedais de comando e muitas delas são impermeáveis, garantindo que os pés se mantenham secos e aquecidos durante as chuvas.
Jaqueta
Elas são fundamentais para proteger o tronco e braços do motociclista tanto da ação dos raios solares quanto do frio e do vento constante, principalmente em estradas e vias expressas, onde as altas velocidades diminuem a sensação térmica. Além de contar com reforços e materiais resistentes para a proteção da pele, muitos modelos oferecem faixas reflexivas importantes para dar maior visibilidade ao motociclista em meio ao trânsito noturno.
Capa de Chuva
Caso o motociclista enfrente chuvas sem uma capa, a umidade de suas roupas somada aos ventos da pilotagem podem causar, além de muito desconforto, resfriados e, em casos mais severos, a hipotermia, que é a queda da temperatura corporal, causando sérios riscos à saúde, como funções metabólicas, cãibras, perda da sensibilidade das extremidades do corpo, perda dos reflexos e uma série de outros sintomas graves.