Fuja da nova gripe

Fuja da nova gripe

Fuja da nova gripe

Editoria: Fique Atento
Data de Publicação: 12/08/09

Conheça algumas práticas para prevenir-se contra o vírus Influenza A.

A gripe comum se diferencia da nova gripe devido ao fato delas serem causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza.

 

O novo vírus da gripe A (H1N1), que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afeta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus é transmissível entre os seres humanos.

 

Os sintomas dos dois tipos de gripe (comum e “suína”) são muito parecidos e se confundem: febre repentina e muito alta, sintomas respiratórios (tosse continua e seca e nariz entupido), dor de garganta. E ainda tem possibilidade de outras ocorrências: dor de cabeça intensa, dores musculares, dores nas articulações, arrepios, fadiga vômito ou diarréia.

 

O modo de transmissão do novo vírus é idêntico ao da gripe comum. O vírus é transmitido de pessoa para outra através de gotículas libertadas quando se fala, tosse ou espirra.

 

Por este fato, os contatos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada, podem representar uma situação de risco.  E, tem mais, se uma pessoa, que está infectada, antes de espirrar, colocar a mão na frente e, depois tocar em algo, essas gotículas passarão para o objeto. No caso de alguém tocar neste mesmo objeto, ficará infectado pelo vírus que ali estava alojado.

 

Práticas de Prevenção:

 

  • Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência, descartável;
  • Lavar as mãos, frequentemente, com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar e evitar ficar passando as mãos nos olhos, boca e nariz;
  • Evitar freqüentar locais com grande aglomeração;
  • Lavar bem as mãos após tocar em algum objeto que muitas outras pessoas também tocaram, principalmente nos transportes públicos ou maçanetas de portas muito utilizadas. Caso não tenha uma pia no local, limpe as mãos com álcool gel. Ele é tão eficaz contra o vírus quanto o sabão;
  • Evitar o compartilhamento de telefones fixos ou celulares;
  • Evitar locais fechados se estiver com qualquer tipo de gripe;
  • Não usar medicamentos sem a orientação médica;
  • As grávidas, por terem imunidade reduzida, tornam-se mais vulneráveis ao contágio, por isso devem redobrar os cuidados.

Whatsapp