Seguro de moto é vantagem? Veja como funciona!

Seguro de moto é vantagem? Veja como funciona!

Não importa se você usa moto por necessidade, por ser mais econômico que carro ou simplesmente porque é um apaixonado por motocicletas: contar com um seguro é fundamental.


Teoricamente falando, os motociclistas estão muito mais propensos a sofrer um acidente quando comparado a um motorista de carro, e os números do sistema de saúde brasileiro provam isso. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2014 foram realizadas 20 mil cirurgias devido a acidentes de moto. Neste mesmo ano, 12 mil mortes foram registradas.

Mas não é somente por zelo à saúde que um seguro automobilístico é necessário: temos que considerar também o número de furtos. Tomando como base o ano de 2014, somente no estado de São Paulo 41.209 foram roubadas, o que dá uma média de 113 motos roubadas por dia, segundo em dados baseados em dados do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo.

Principais coberturas dos seguros automobilísticos
De maneira geral, este tipo de seguro apresenta as seguintes coberturas básicas: colisão, incêndio, furto, roubo, percas acarretadas por desastres naturais (como deslizamentos, granizo e enchentes, incêndio ou explosão acidental), danos causados por terceiros (arranhões à pintura, por exemplo) e acidentes durante o transporte da moto.

Além disso, também cobre danos materiais e corporais ao segurado e a possíveis terceiros, desde que o acidente tenha ocorrido com a moto segurada.

Apesar de a regra a seguir variar muito de acordo com a seguradora, é garantido a reposição do valor integral do veículo 0 km em caso de incêndio, roubo ou furto que ocorram até 90 dias após a saída da moto da concessionária, e reposição deste mesmo valor em caso de colisão, contados para tanto até 90 dias da saída da concessionária.

Alguns seguros também oferecem coberturas adicionais, como reposição de lanterna, retrovisores e faróis.

Valores do seguro automobilístico
Não é possível dar um preço exato para o seguro, já que varia conforme o modelo da moto, características do condutor (principalmente a idade) e condições a que a moto está exposta (se é guardada em garagem ou não, dentre outros). Para as motos mais populares, poucas seguradoras oferecem seguro já que o índice de roubo é muito maior, o que prejudica o consumidor, já que sem concorrência é possível aumentar o valor - para se ter ideia, o seguro de uma CG Titan, com custo aproximado de R$ 7.200,00, pode sair por mais de 40% de seu valor (aproximadamente R$ 3.200,00).

Whatsapp